sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

É O RAP de CWB !

O Cokecoiza ta no Brasil inteiro... curtam ai a entrevista que o Coletivo Pirataria deu pro Cokecoiza... nossa parceira do blog Bruna Boö ( twitter @brunathc ) foi quem entrevistou os caras.

É O RAP!

Coletivo Pirataria – Caia na real (Dé; Lyn’C; Jhou; Ghuto)

Eis que surge na cena do RAP diretamente de CWB o Coletivo Pirataria, um grupo de rap formado por quatro integrantes,  (André Charneski), Lyn’C (Lynconl Alfaro), Jhou (Jhonata Nogueira) e Ghuto (Jhonata Nogueira)
 Com muita disposição e uma grande dose de talento lançam seu primeiro som,
CAIA NA REAL

Você que gosta de RAP do bom vale a pena escutar!
A produção ficou por conta do Dé e a gravação e mixagem foram feitas por, Eibe Lapaz Records.


Boö pergunta, Coletivo Pirataria responde:

Boö: Quem são os membros do grupo, como se conheceram?

Ghuto: Conheci esses puto nas batalhas da vida hahahaha
Dé: Aqui em Curitiba existe uma loja de skate, a Encore, que eventualmente traz alguns Mcs pra fazer uma ação de comunicação com a galera. A primeira vez que vi e falei com o Ghuto foi por lá, num sábado em que o Max B.O. era o Mc presente... Improvisamos juntos, depois fomos dar um pião pelo centro com alguns outros amigos, e depois daquele dia, sempre que nos encontrávamos pelo centro ou num evento andávamos juntos, e assim é até hoje, um irmão pra mim. O Jhou batalhou contra mim numa final da Batalha da Cultura, não vou contar quem ganhou (ele, hahaha), mas, modestamente, foi uma batalha quente, a galera fazia muito barulho, e dali um já saiu respeitando o outro. Certo dia estava eu no meu local de trabalho, e quem me aparece do além? Sim, o Jhou, hahaha, trabalhamos numa faculdade, mas em setores meio distantes. Independente disso, descobrimos que moramos perto, começamos a andar junto, e é mais um irmão. Costumo brincar que o Lynconl é um cara que tu encontra em qualquer lugar o tempo todo, hahaha, na verdade, a primeira vez que nos encontramos foi no museu, vi ele rimando, vi que o cara era bom, mas nem sabia seu nome. Conversamos altas vezes, mas acredito que nossa amizade mesmo, rolou na frente de um show do Xará, foi quando passei a admirá-lo pelas idéias, talvez ele diga o mesmo. Daí em diante, sempre conversamos, e ele é outro irmão. Falo irmãos, porque são mesmo, vai além de uma parada profissional, a fraternidade que tenho com cada um é realmente forte.
Lynconl: Conheci o Jhou em junho do ano passado, quando frequentava os arredores do Colégio Estadual do Paraná e ficava por horas rimando em frente ao mesmo. No começo, ele ficava de lado, participava de uma ou outra roda de freestyle e nem se envolvia muito conosco. Depois de um tempo, notando que era admirado, passou a rimar com frequência e, desde então surgiu esta amizade que se consolidou junto a outro amigo em comum (e integrante do coletivo), o Verto. O Dé eu conheci no Museu, também rimando. O Ghuto, sinceramente, eu não me recordo aonde conheci, mas sei que todas as vezes que o encontrei ganhei umas 4 rimas novas me inspirando em suas piadas! hahaha
Jhou: inicialmente os integrantes são: Eu, o Dé, o Lyn’c e o Ghuto.

Boö: Qual é a função de cada um? Beatmaker, Mc, etc..

Ghuto: Somos todos mcs, o beat da CAIA NA REAL foi feito pelo Dé, que também tem outros trampos como beatmaker...
: Nós quatro cantamos. O fato de eu fazer instrumentais se deve somente pela falta de dinheiro, hahaha, como diz o Shawlin: “-DEIXA QUE EU FAÇO EU MEMO!”. Mas sou mega preguiçoso pra isso, cortar samples, ajustar, tocar instrumentos, escolher plugins, etc... Felizmente a galera gosta dos poucos beats que eu divulguei, to devendo instrumentais pra muita gente aqui em Curitiba, mas nem da nada, eles me conhecem e sabem que eu demoro em tudo, pois sou extremamente detalhista e chato com o que faço.
Lynconl: Sou MC e entusiasta, não sou muito chegado em produzir.
Jhou: todos nós somos todos MC’s. Eu particularmente sou MC! Mas tento me arriscar nos beats; e quem sabe um dia, meu trabalho com o FL (fruity loops) se mostre tão promissor como meu trabalho como MC

Boö: Como foi a ideia inicial de gravar o som?

Ghuto: O Dé fez todo o corre, recebi o convite com muita estima, pra mim foi uma honra, porque admiro muito esses caras!
: Tento fazer rap a mais de 5 anos. Eu estudei em um colégio particular no ensino médio, e todo mundo ria de mim porque eu tentava fazer rap, davam risadas do meu sonho, eu passava e os caras (até umas minas) começavam a tirar sarro, fazer beatbox e “falar rimando”. Até uma galerinha que eu já vi nas festas de rap atualmente faziam isso. Enfim, certa “revolta” colocada por mim na letra da Caia Na Real é por isso, o resto é pra quem vestir a carapuça, hahaha. A participação da rapaziada se deve simplesmente ao fato de eu acreditar muito em seus respectivos talentos. Fiz a proposta, aceitaram, escrevemos, gravamos, gostamos, precisávamos de um nome, e num improviso do meu querido irmão Verto, praticamente o quinto Pirata do coletivo, surgiu a idéia do Pirataria, aí lançamos na net, repercutiu melhor do que imaginávamos, e estamos correndo atrás pra fazer mais músicas.
Lynconl: No meu caso, o Dé fez o convite, me enviando sua parte da letra e o beat. Mesmo com certa dificuldade, acabei compondo minha parte na semana seguinte, restando apenas as 4 últimas linhas que, por desatenção de minha parte, tiveram que ser escritas no estúdio.
Jhou: Méritos ao Dé.

Boö: Tiveram apoio de alguém? Quem?

Ghuto: O apoio inicial foi dos amigos que já conheciam nossos trampos e nossa caminhada...
: Apoio financeiro nulo, e apoio de “é assim que se pesca” nulo. Mas tivemos muitas injeções de ânimo de gente que acredita em nós, e isso pra mim vale muito. O Ghuto definiu muito bem quem são!
Lynconl: Tive apoio de minhas pernas, “desses putos que tão junto comigo” e do Tio Eibe, nos instruindo em estúdio.
Jhou: Como já falado, não tivemos apoio algum financeiro, porém em questão moral, tenho muitos amigos e conhecidos que me apoiam constantemente, quanto ao som foi o mesmo.


Boö: Gravaram em quanto tempo?

Ghuto: Gravamos em 6hrs se não me engano, eu cheguei com a letra pela metade, mas tudo rolou como deveria, entramos rápido em sintonia um com o outro, o clima no estúdio foi bem descontraído e de muitas risadas.
: Umas das 6 horas mais divertidas e inesquecíveis da minha vida!
Lynconl: Foram 6 horas - às 6h mais embriagadas que já tive dentro de um estúdio, sem sombra de dúvidas!

Boö: Quais são os próximos projetos?

Ghuto: Temos uns sons pendentes, mas é como o Dé disse, um passa de cada vez, estamos no começo da caminhada ainda, cada um tem seus trampos solo, mas sem deixar o coletivo de lado.
: O próximo som não tem data prevista, mas é num beat lindo do Degraus e fala sobre coisas que deixaram saudade. Além disso, estamos vendo umas apresentações, e, um dia, eu disse um dia, sai uma mixtape.
Lynconl: Eu tenho 2 sons solo gravados que aguardam mixagem e masterização para serem lançados. Quanto ao Coletivo, estamos com alguns beats para trabalhar e, conforme formos entrando em férias, nos reuniremos para compor e, consequentemente, gravar.


Recado do Coletivo Pirataria!

Ghuto: em primeiro lugar agradeço a oportunidade que você esta nos dando e que se vocês curtem rap procurem saber a história e qual é o intuito do movimento, valorizam a cultura local e independente de estilo, seja verdadeiro no que faz!
: Gatas me liguem 8898-4481... HAHAHAHA, brincadeira, mas o número ali é real, pra contato pode ligar, fica à vontade. Obrigado de coração pelo espaço, fiquei super feliz com essa cena aqui, obrigado por acreditar em nós, prometo que vamos dar nosso máximo pela cultura. OUÇA MÚSICA PIRATA E INDEPENDENTE!
Lynconl: Só tenho a agradecer pelo espaço e pela entrevista e pedir a todos que fazem música para ignorarem as competições e focarem em superação. O intuito dessa tal de arte é ser melhor que você mesmo no dia anterior, nunca melhor que ninguém.
Jhou: Faço Rap, por que vivo rap, por que amo rap, desde sua vertente mais simplório com uma base e um MC frestylezando (fazendo rima improvisada), até arriscar refrãos melódicos e Flow’s diferenciados.  O RAP NOS UNE!!


Então é isso ai negada, fica um pouco dos louco pra vocês conhecerem. Escutem o som que ta quente, acompanhem também o trabalho solo de cada um dos caras e aguardem novidades do Coletivo! Noiz!

Siga no twitter!  Dé @cwbde – Lyn’C @lynctba – Jhou @JhouNogueira – Ghuto @ghuto94
e fiquem com o SoundCloud http://soundcloud.com/coletivopirataria





4 comentários:

  1. Vocês acham que o rap curitibano tem muitos talentos os lugares onde frequentam e tudo mais
    ja vejo que a cultura é muito boa e as pessoas daqui tem potencial a cultura é realmente muio forte muitos que giram você tem um grande talento ?

    ResponderExcluir
  2. O que vocês acham das batalhas daqui muito potencial?

    ResponderExcluir
  3. Massa! Curitiba é foda por essa galera que faz o corre por si mesmo sem querer ser melhor que ninguém! Parabéns pro COLETIVO PIRATARIA!

    Meiokilo.

    ResponderExcluir
  4. Curitiba é o novo solo sagrado do rap,como disse O SHAW.A cena aqui é forte,eu to nesse corre ha 3 anos e fico feliz por uns manos igual a esses conseguirem lança seus trampos em meio as dificuldades que o mundão impõe.
    Muita fé rapaziada,sonhando acordado e dormindo pra não perde o costume hahah abraço.

    ResponderExcluir